domingo, 11 de novembro de 2012

Células Tronco


     Células-tronco são células com capacidade de autorreplicação, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica de si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos.  
     Existem também as células Embrionárias que só podem ser encontradas nos embriões humanos e são classificadas como totipotentes ou pluripotentes. As chamadas Células Pluripotentes são aquelas capazes de diferenciar-se em quase todos os tecidos humanos, excluindo a placenta e anexos embrionários, ou seja, a partir de 32 - 64 células, aproximadamente a partir do 5º dia de vida, fase considerada de blastocisto. As células internas do blastocisto são pluripotentes enquanto as células da membrana externa destinam-se a produção da placenta e as membranas embrionárias;

    As células tronco podem ser obtidas por Clonagem Terapêutica que é a técnica de manipulação genética que fabrica embriões a partir da transferência do núcleo da célula já diferenciada, de um adulto ou de um embrião, para um óvulo sem núcleo. A partir da fusão inicia-se o processo de divisão celular, na primeira fase 16-32 são consideradas células totipotentes. Na segunda fase 32-64 serão células pluripotentes, blastocisto que serão retiradas as células-tronco para diferenciação dos tecidos que se pretende produzir. Nesta fase ainda não existe nenhuma diferenciação dos tecidos ou órgãos que formam o corpo humano e por isso podem ser induzidas para a terapia celular.
   Também obtidas pelo corpo humano . As células-tronco adultas são fabricadas em alguns tecidos do corpo, como a medula óssea, sistema nervoso e epitélio, mas possuem limitação quanto à diferenciação em tecidos do corpo humano.
Ou estraídas de embriões descartados (inviáveis para implantação) e congelados nas clínicas de reprodução assistida
Assim, podem ser utilizadas em Terapia Celular, um tratamento de doenças ou lesões com células-tronco manipuladas em laboratório..

  Em 2006, o cientista japonês Shinya Yamanaka chegou a uma das metas mais almejadas da biologia moderna: gerou células de pluripotencia induzida (iPS sigla em inglês) a partir de células adultas. A principal vantagem das iPS  é que podem ser convertidas em qualquer tipo celular especializado.

 
 
  Então, as células-tronco são como todos nós começamos: células indiferenciadas que vão se desenvolver em qualquer um dos mais de 200 tipos de células que o corpo humano adulto possui. Poucos discutem sobre as previsões do incrível potencial que as células tronco tem. Um dia, segundo os cientistas, estas células poderão ser utilizadas para substituir células já danificadas e tem o potencial de alterar drasticamente o tratamento de doenças como Parkinson, Alzheimer, Câncer e até a paralisia.

 

2 comentários:

  1. Teu texto está muito bom! Conseguiu explicar com clareza todos os assuntos solicitados. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua pesquisa, explicou com clareza e com bastante conteúdo. Parabéns!

    ResponderExcluir