domingo, 25 de novembro de 2012

Energia


Em  cincia ciencia, energia (do grego έν dentro, εργον  trabalho, obra, dentro do trabalho) refere-se a uma das duas grandezas fisicas necessárias à correta descrição do inter-relacionamento - sempre mútuo. A segunda grandeza é o momento. Os entes ou sistemas em interação trocam energia e momento, mas o fazem de forma que ambas as grandezas sempre obedeçam à respectiva lei de conserva

Energia renovável é aquela originária de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam.

Energia limpa é aquela que não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global. As fontes de energia que liberam quantidades muito baixas destes gases ou resíduos também são consideradas fontes de energia limpa. Assim podemos citar a Energia eólica - gerada a partir da força do vento, a Energia solar - gerada a partir dos raios solares, das Marés - gerada através da energia contida nas mares dos mares e oceanos, Biogás - biocombustível produzido a partir da mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano, Biocombustíveis - etanol (produzido a partir da cana-de-açúcar e milho), biogás (produzido a partir da biomassa), bioetanol, bioéter, biodiesel, entre outros.

Se formos comparar, a energia Eólica (proveniente dos ventos) a solar (proveniente do Sol) e a Hidrelétrica,podemos dizer que as duas primeiras são as melhores por serem naturais e a natureza não prejudica a natureza, o que a prejudica é o ser humano. A terceira que eu citei é a melhor dentre as fontes artificiais, criadas pelo ser humano.

O conceito de energia é um dos conceitos essenciais da Fisica. Nascido no século XIX, desempenha papel crucial não só nesta cadeira como em todas as outras disciplina que, juntas, integram a ciencia moderna. Notoriamente relevante na Química e na Biologia, e mesmo em Economia e outras áreas de cunho social, a energia se destaca como pedra fundamental, uma vez que o  comércio de energia move bilhoes anualmente.

 

domingo, 11 de novembro de 2012

Células Tronco


     Células-tronco são células com capacidade de autorreplicação, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica de si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos.  
     Existem também as células Embrionárias que só podem ser encontradas nos embriões humanos e são classificadas como totipotentes ou pluripotentes. As chamadas Células Pluripotentes são aquelas capazes de diferenciar-se em quase todos os tecidos humanos, excluindo a placenta e anexos embrionários, ou seja, a partir de 32 - 64 células, aproximadamente a partir do 5º dia de vida, fase considerada de blastocisto. As células internas do blastocisto são pluripotentes enquanto as células da membrana externa destinam-se a produção da placenta e as membranas embrionárias;

    As células tronco podem ser obtidas por Clonagem Terapêutica que é a técnica de manipulação genética que fabrica embriões a partir da transferência do núcleo da célula já diferenciada, de um adulto ou de um embrião, para um óvulo sem núcleo. A partir da fusão inicia-se o processo de divisão celular, na primeira fase 16-32 são consideradas células totipotentes. Na segunda fase 32-64 serão células pluripotentes, blastocisto que serão retiradas as células-tronco para diferenciação dos tecidos que se pretende produzir. Nesta fase ainda não existe nenhuma diferenciação dos tecidos ou órgãos que formam o corpo humano e por isso podem ser induzidas para a terapia celular.
   Também obtidas pelo corpo humano . As células-tronco adultas são fabricadas em alguns tecidos do corpo, como a medula óssea, sistema nervoso e epitélio, mas possuem limitação quanto à diferenciação em tecidos do corpo humano.
Ou estraídas de embriões descartados (inviáveis para implantação) e congelados nas clínicas de reprodução assistida
Assim, podem ser utilizadas em Terapia Celular, um tratamento de doenças ou lesões com células-tronco manipuladas em laboratório..

  Em 2006, o cientista japonês Shinya Yamanaka chegou a uma das metas mais almejadas da biologia moderna: gerou células de pluripotencia induzida (iPS sigla em inglês) a partir de células adultas. A principal vantagem das iPS  é que podem ser convertidas em qualquer tipo celular especializado.

 
 
  Então, as células-tronco são como todos nós começamos: células indiferenciadas que vão se desenvolver em qualquer um dos mais de 200 tipos de células que o corpo humano adulto possui. Poucos discutem sobre as previsões do incrível potencial que as células tronco tem. Um dia, segundo os cientistas, estas células poderão ser utilizadas para substituir células já danificadas e tem o potencial de alterar drasticamente o tratamento de doenças como Parkinson, Alzheimer, Câncer e até a paralisia.